Dicas de Conservação - Facrisa

Dicas de Conservação

As bijuterias e semijoias folheadas a ouro e prata são peças delicadas que merecem seu cuidado. Pensando nisso, a Facrisa separou algumas dicas para manter o brilho e a beleza dos seus brincos, anéis, colares, pulseiras, correntes e conjuntos. Confira:

01) Não guarde as suas peças diretamente no armário, pois se tiverem alguma sujeira, vão atrair traças e fungos.

02) Quando chegar em casa não as ponha logo na caixa de joias. O ideal é guada-las por algumas horas em local arejado.

03) Evite deixar semijoias e bijuterias em contato direto com a luz do sol ou de lâmpadas, isso pode danificar e alterar a sua coloração

04) Peças em couro precisam de cuidados extras, pois podem ficar úmidas; se você coloca-las para secar ao sol, correm o risco de rachar, portanto devem secar à  sombra. Outros materiais que também requerem atenção: sementes, pedras e fibras naturais. Por serem materiais vivos, sofrem com maus tratos e agressores da natureza como chuva, poeira, vento e sol.

05) Atenção no contato direto com perfumes, desodorantes e cremes, eles podem criar manchas em algumas peças.

06) Cuidado com fórmulas mágicas para remover manchas. Se você não sabe como limpar, procure auxí­lio de um profissional ou consulte alguém de sua confiança.

07) Mantenha sempre suas caixas de semijoias e bijuterias limpas, livres de poeira e umidade.

08) Evite sachês e sabonetes nas caixas, isso pode causar umidade.

09) Guarde suas peças que não estão sendo frequentemente usadas em um saco escuro de TNT. O TNT é ótimo para conservar, pois deixa arejada e protege da luz, evitando manchas indesejadas.

10) Utilize cabides ou prateleiras com ganchos de madeira para seus colares. Isso ajuda a não deixa-los deformados ou amassados.

11) Evite usar suas peças na praia, pois o contato com água salgada e areia, certamente vai danifica-las.

12) Evite também usar suas peças em serviços domésticos como jardinagem ou limpeza da casa, pois diversos produtos quí­micos podem danificar os folheados das joias.